Os carrapatos são os principais vetores de doença em animais domésticos. Em relação à doença humana, apenas um parasita espalha mais doenças do que o carrapato, o mosquito. Os carrapatos podem espalhar uma grande variedade de organismos que causam doenças, inclusive bactérias, vírus e protozoários.
No caso de carrapatos duros, o carrapato fêmea se fixa em um hospedeiro e se alimenta por mais de 24 horas antes de se acasalar. O carrapato macho também se alimenta antes de se acasalar, mas ele costuma ter uma fração do tamanho da fêmea ingurgitada quando o acasalamento acontece. Os carrapatos moles são uma exceção. Muitas espécies de carrapatos moles se alimentam de um pouco de sangue várias vezes e depositam ovos diversas vezes.
Como os carrapatos dependem de sangue para se alimentar, eles têm o potencial de transmitir doenças de um hospedeiro para o outro. São inimigos número 1 dos animais domésticos.
As doenças mais comuns transmitidas pelo carrapato são: tifo do carrapato, febre maculosa e muitas outras que agem apenas nos animais.
