O que são os bichos de chuva?

O que são os siriris? São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento. Essa fase dura pouco tempo. Assim que ele perde as asas e cai no chão, o siriri se torna um cupim.

De onde eles vêm? Direto do cupinzeiro. Eles saem para iniciar uma nova colônia. Depois da grande revoada, que chama a atenção pela quantidade de siriris, o casal pousa no solo, perde as asas e procura por um abrigo para formar esse novo ninho. Esse tipo de cupim procura por madeira seca ou interior de madeira. Há uma incidência alta nas grandes cidades.

Por que a fixação pela luz? Na verdade, os siriris sabem se locomover e se guiam pela luz natural, da Lua. Então a luz artificial acaba desviando o animal do caminho e eles ficam girando por ali.

É normal os siriris aparecerem quando a temperatura aumenta, mas quando permanece quente por vários dias não. Por que isso acontece? Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o siriri perde as asas, cai e vira cupim. Mas vale ressaltar não é a mesma espécie de cupim de terra, o cupim subterrâneo, que come grama.

Qual é a melhor forma de espantá-los? Apagar a luz resolve. Se ficar no escuro, o siriri irá se guiar em direção a alguma luz externa e vai embora.

Qual é o tempo médio de vida? Na fase alada dura poucos dias. Depois que vira cupim ele vive por mais alguns meses.

Os siriris podem causar algum mal ao ser humano? Não. O siriri não pica, não morde, nada. O siriri não traz nenhuma doença. O problema é, depois que vira cupim, ele irá fazer um ninho em algum móvel. O risco é esse.

Fonte: https://guiadoscuriosos.uol.com.br/blog/2017/09/16/de-onde-vem-a-revoada-de-siriris-eles-se-transformam-mesmo-em-cupins


Tel. (21)3885-6804

Rua Ceci, 100, Ramos

Rio de Janeiro - RJ - 21031230

(21) 98128-5455

icone branco instagram.png

© Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por 3d Comunicação e Marketing